Dignidade do pai

Na ‘12ª conferência”, páginas 205-221, o Fundador investiga como a consciência de ser pai se manifesta concretamente quando está enraizada na paternidade divina. Resposta: na consciência de uma dignidade singular de pai e na vigorosa atividade de pai.

“A dignidade de um pai é medida usando como padrão a dignidade do Deus Pai eterno. Aquelas palavras de Jesus: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48) ressoam aos ouvidos de todo autêntico cristão cheio de majestade e beleza. Se há alguém a quem esta exortação é especialmente dirigida, esse é o pai humano. Precisamente porque partilha e experimenta, como Deus Pai, a realidade da geração. "Seja perfeito como o seu Pai celestial é perfeito." O pai humano é em todos os sentidos (segundo a sua vocação e segundo as suas possibilidades) o mais maravilhoso transparente do Deus Pai eterno e o mais direto. É apropriado, então, examinar as qualidades do Pai eterno e meditar sobre como essas qualidades podem se aplicar ao pai humano também.


Imutabilidade

Deus, o Pai, parece-nos absolutamente imutável. No Apocalipse se lê o seguinte: «Vi que se erguia um trono no céu, e se sentava no trono» (Ap 4, 2). Deus, o Pai, é o único que não está em movimento. Todo o céu está em constante movimento, mas aquele que está sentado no trono permanece lá em repouso imutável. Muito poucos pais hoje estão cientes dessa dimensão metafísica de sua autoridade. Além disso, são vítimas da hesitação e do joguete das diferentes correntes do tempo e das ambições e paixões do próprio coração. Onde encontrar pais que realmente são a imagem e semelhança do Pai eterno?


Onipresença

Deus é um Pai eterno e imutável; mas também é onipresente. Da mesma forma, o pai humano deve ser onipresente para seus filhos, seja fisicamente ou pelo menos espiritualmente. Você deve mantê-los sempre presentes em sua mente, em sua perspectiva de interesse, em seu coração. Os outros interesses ficam em segundo plano. O pai tem seus filhos, pelos quais se sacrifica, pelos quais está sempre presente e a quem se lembra.


Onisciência

Deus, o Pai, é onisciente. Assim, o pai humano também deve saber tudo o que de alguma forma diz respeito a seus filhos. Não é um conhecimento obsessivo, mas amável e extraordinariamente edificante. O conhecimento é edificante quando o pai sempre acredita no bem de seu filho, mesmo que ele já tenha sofrido mil decepções. Ele acredita no bem, tem fé na missão original de seu filho.


Sabedoria

Deus, o Pai, é a sabedoria suprema. O pai humano, sua semelhança na terra, também deve ser sábio. Você saberá como medir com sabedoria o que seu filho pode suportar. Com sabedoria, ele pesará o fardo que lhe impõe; Você definirá as demandas com sabedoria e dosará com sabedoria os presentes que der a ela.


Sagrado

Deus Pai é infinitamente santo. Vocês, que são pais, devem ser santos, assim como o Pai celestial é. Quem é santo? Aquele que continuamente gira em torno do Deus Pai eterno e de seus desejos e vontades.


Misericordioso e justo

Deus Pai é misericordioso e justo. Esse também é o ideal do pai humano: justiça inabalável, honestidade e justiça. Na vida familiar, o pai não adota atitudes confusas; ele não se deixa subornar, mas é a personificação da justiça e do sentido da verdade. Mas Deus Pai também é infinitamente misericordioso e sabe perdoar quando o filho perdido volta para casa, mesmo quando durante sua estada no exterior ele se alimentou da comida dos porcos que pastoreava ou chegou a ponto de levantar a mão para seu progenitor ... Deus recebe e perdoa o filho perdido continuamente, com misericórdia e amor, e restaura os direitos de seu filho.

Aqui está o maravilhoso ideal do pai; aqui está a sua dignidade, baseada na capacidade e atividade criadora, que por sua vez é uma imagem terrena do Criador eterno e infinito que reside no seio da Santíssima Trindade ”.

Texto extraído do livro “Pedagogia para educadores católicos”, editado pelas Irmãs de Maria de Florêncio Varela, Buenos Aires, na ‘Coleção Grande Conferência’.